Junte-se a nós e ajude a construir uma sociedade mais justa!
Este programa foi elaborado com base nas visitas a instituições de longa permanência e hospitais. Nestas visitas, percebeu-se a necessidade que têm as pessoas da Terceira Idade, em "contar" sobre suas vidas, suas famílias, amigos e "causos" que compõem a experiência de vida delas. Estão muito mais interessadas em ter um pouco de atenção, sendo ouvidas, do que de escutar alguém falar. É importante destacar a necessidade do carinho de que os idosos precisam, pois muitos já não possuem vínculos familiares e acham-se marginalizados pela sociedade.
Percebe-se que ainda não há uma política de trabalho com aqueles que já cumpriram ou ainda cumprem seu papel na construção da sociedade, com aqueles que já atingiram a 3ª idade. Para tanto, criamos este Programa com o nome "Ouvidores de Histórias” com objetivo de levar ao idoso carinho, atenção e entretenimento.
O programa iniciou sua formação em março de 2008 com o treinamento dos voluntários que, em agosto do mesmo ano, começaram a atuar no Lar Padre Euclides e Lar dos Velhos. Nos anos seguintes novos parceiros aderiram ao programa. São eles: Lar Santa Rita de Cássia, Hospital Santa Lydia, Hospital São Lucas, Lar do Vovô Albano, Lar do Tio João, Lar Francisco de Assis e Casa do Vovô.
Desde o início de sua implantação, em 2005, até hoje, 2024, o projeto já formou 14 turmas de voluntários (homens e mulheres com mais de 18 anos). com mais de 980 voluntários capacitados. De agosto de 2005 a novembro de 2024 foram mais de 70.758 atendimentos, com aproximadamente 30.200 horas doadas.
O treinamento dos voluntários acontece a cada seis meses, com duração de 12 horas divididas em dois sábados, o primeiro, com 8 horas de duração e o segundo com 4 horas.
Depois da capacitação, treinamento, o voluntário faz um estágio acompanhado de um coordenador e um voluntário experiente na entidade escolhida.