top of page
leonardo_contador_-700x451.jpg

No “I Simpósio O Voluntariado: Filantropia e Cidadania” (realizado em 2004) foi apresentado o programa “Contadores de Histórias para Crianças e Adolescentes Hospitalizados”, por Valdir Cimino, idealizador e, então, presidente da ONG - Associação Viva e Deixe Viver. Atendendo ao grande interesse demonstrado pelos participantes, um grupo de pessoas ligadas ao Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto começou a viabilizar a proposta de implantar este projeto em nossa cidade.

 

O programa forma voluntários contadores de histórias que atuam em Hospitais  junto a crianças e adolescentes, visando transformar sua internação em um momento mais alegre, agradável e descontraído, oferecendo um atendimento individual e contribuindo para o bem estar de seus familiares e de toda equipe envolvida no processo.

 

Outro objetivo do programa é desenvolver o hábito da leitura. O projeto piloto foi implantado em 2005, tendo como primeiro parceiro o Hospital Santa Lydia, contando com a total adesão da diretoria, equipe médica, de enfermagem e de todos os envolvidos no ambiente hospitalar.

 

Com o sucesso do resultado o CVRP ampliou sua presença com atuação de voluntários na Casa de Apoio à Criança com Câncer - GACC (no campus da USP) , Unidade de Emergência do HC,  HC Criança, Hospital São Paulo, Hospital Ribeirânea e Hospital Cantinho do Céu.

 

Desde o início de sua implantação, em 2005, até hoje, 2024, o projeto já formou 15 turmas de voluntários (homens e mulheres com mais de 18 anos). com mais de 1200 voluntários capacitados. De agosto de 2005 a novembro de 2024 foram mais de 75.750 atendimentos, com aproximadamente 31.000 horas doadas.

O treinamento dos voluntários acontece a cada seis meses, com duração de 12 horas divididas em dois sábados, o primeiro, com 8 horas de duração e o segundo com 4 horas.

 

Depois da capacitação o voluntário faz um estágio acompanhado de um coordenador  e um voluntário experiente na entidade escolhida.

bottom of page